Rapazoi
Rapazoi

Conceito de ‘saúde única’ baseia estratégias da Vetoquinol, que está completando 90 anos 

 


Seis a cada dez doenças infecciosas humanas são zoonoses – ou seja, têm origens nos animais –, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Exemplos dessas enfermidades são Covid-19, febre maculosa, brucelose e leishmaniose visceral. Por isso, promover a saúde da população exige também investir na saúde animal e do ambiente. A Vetoquinol Saúde Animal baseia-se nessa premissa para traçar suas estratégias de atuação no mercado. Uma das 10 maiores indústrias veterinárias do mundo, a empresa de origem francesa está completando 90 anos.  

“A base do nosso trabalho é o conceito ‘one health’ (termo em inglês que significa ‘saúde única’), abordagem que reconhece a interconexão entre a saúde humana, a saúde animal e a saúde ambiental. Isso significa que nenhum desses fatores pode ser considerado isoladamente, sendo um necessário para o sucesso do outro. A partir dos nossos cuidados com bovinos, equinos, suínos e pets, contribuímos para o sucesso dessa jornada”, comenta o zootecnista Jorge Espanha, diretor do Grupo Vetoquinol na América Latina e no Canadá.  

Doenças infecciosas podem se espalhar entre animais e seres humanos a partir do contato direto ou por meio de vetores, como mosquitos. Nesse cenário, a OMS indica a existência de mais de 200 zoonoses. Além disso, conforme estimativas da instituição, três a cada cinco novas doenças identificadas em humanos têm origem em alguma outra espécie animal.  

“Temos orgulho de completar nove décadas de história com um grande portfólio de soluções inovadoras e tecnológicas desenvolvidas com o apoio de nossa equipe de pesquisa e desenvolvimento (P&D). Nossos produtos, como antiparasitários e suplementos nutricionais, atendem com sucesso às necessidades de veterinários, criadores e tutores em todo o planeta, como resultado de um amplo trabalho baseado na ciência”, salienta o diretor da Vetoquinol.  

A prateleira de soluções da Vetoquinol conta com marcas reconhecidas no mercado, como AcurA® Max, antibiótico associado a anti-inflamatório importante para bovinos de corte; Tolfedine® CS, anti-inflamatório não esteroidal que auxilia no combate à mastite aguda em bovinos leiteiros; Kerabol®, suplemento que contribui para a saúde dos cascos de equinos; Forcyl®, antibiótico que auxilia no combate a infecções em suínos; e Frontmax® Coleira, que protege pets de pulgas, carrapatos e do mosquito transmissor da leishmaniose.  

“Promover a saúde única é essencial para enfrentar os desafios sanitários complexos do nosso mundo interconectado. Reconhecer a interdependência entre a saúde humana, animal e ambiental permite uma abordagem holística na prevenção e no controle de doenças. Temos o orgulho de levantar essa bandeira no Brasil há mais de uma década, fato que coroa nossa relevância e nosso pioneirismo em um mercado cada vez mais exigente e focado na responsabilidade ambiental, social e de governança”, conclui Jorge Espanha.  

Sobre a Vetoquinol Saúde Animal  

A Vetoquinol Saúde Animal está entre as 10 maiores indústrias de saúde animal do mundo, com presença na União Europeia, Américas e região Ásia-Pacífico. Com expertise global conquistada ao longo de 90 anos de atuação – celebrados em 2023 – a empresa também cresce no Brasil, onde expande suas atividades há 12 anos, desde 2011. Grupo independente, a Vetoquinol projeta, desenvolve e comercializa medicamentos veterinários e suplementos destinados à produção animal (bovinos e suínos), animais de companhia (cães e gatos) e equinos. Desde sua fundação, em 1933, na França, combina inovação com diversificação geográfica. O crescimento do grupo é impulsionado pelo reforço do seu portfólio de soluções associado a aquisições em mercados de alto potencial de crescimento, como a brasileira Clarion Biociências, incorporada em 2019. No Brasil, a Vetoquinol tem sede administrativa em São Paulo (SP) e planta fabril em Aparecida de Goiânia (GO), atendendo todo o território nacional. Em termos globais, gera mais de 2,5 mil empregos e está listada na bolsa de valores Euronext Paris desde 2006 (com o símbolo VETO). Para mais informações, contate o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) formado por profissionais da área veterinária para auxílio aos clientes. A ligação é gratuita: 0800 741 1005. Ou acesse www.vetoquinol.com.br.  

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem