Rapazoi
Rapazoi

A REALIDADE DOS PREFEITURÁVEIS DE ILHÉUS!


Por Jerberson Josué 





Perspectivas apontam alguns pré prefeituráveis, como vices, ou "cartas fora do baralho"!

Chegamos ao início do mês de junho e com ele virão as festas juninas e derradeiras oportunidades para os pré prefeituráveis se consolidarem como candidatos e assim se tornarem competitivos na disputa. Nos festejos juninos os politicos já deverão mostrar as dimensões das suas possibilidades e limitações. O grupo do prefeito Mário Alexandre (Marão) e seu pré-candidato Bento Lima é de longe o mais robusto e que tem maior poder mobilizador,  porém não se pode menosprezar outros grupos e suasb possibilidades. Aqui e agora, faremos uma  análise sobre o que vemos sobre as circunstâncias e realidade eleitoral e política de cada pré candidato.


O pré candidato Bento Lima do PSD, atual secretário de gestão do governo  e alçado à condição de prefeiturável do prefeito Marão, diáloga com o eleitorado apontando a niva era que Ilhéus vive e o quanto prosperou a cidade depois dos 8 anos sob a gestão atual. Bento Lima sempre se notabilizou como o técnico do governo e diretamente  responsável pela administração nos processos de construção da infraestrutura e articulações políticas de bastidores na interface com os governos estadual e federal, sendo nos convênios e projetos o protagonista das execuções.


O pré candidato coronel Resende do PL, que é o único representante declarado do campo oposicionista com alinhamento direto e objetivo com o ex presidente Bolsonaro, terá a oportunidade de se apresentar aos fiéis eleitores do campo antipetista, anicomunista e bolsonaristas de Ilhéus.  As correntes ideológicas da Direita e Extrema Direita ilheenses, tem alavancado o nome do pré candidato Coronel Resende, que no início deste ano era um polpitico desconhecido. Thiago Martins coordenador da campanha do PL em Ilhéus, tenta articular nos bastidores para trazer o ex presidente Bolsonaro a Ilhéus. 


Também há a pré candidatura da advogada Wanessa Gedeon (Partido Novo), que se sustenta na promessa de buscar caminhos diferentes no processo eleitoral de Ilhéus. Wanessa se presenta com sua história de vida vitoriosa e virtuosa, tentando chegar ao grande público com a plataforma e dogmas do partido, que também tem inserções e adesões no eleitorado de oposição ao PT e PCdoB.


O pré candidato e ex presidente da Câmara de Vereadores, Jerbson Morais, está com seu nome apesentado pelo Partido Solidariedade e tem se revelado um dos pré candidats, que mais tem realizado o corpo a corpo com o eleitorado ilheense, com propósito de ter êxito em seus objetivos nessa fase da pré campanha. Jerbson  tem no deputado Paulo Magalhães seu fiel escudeiro e suporte político.


O pré candidato ex vereador Makrise do PSOL, circula no eleitorado de esquerda e nessa pré campanha eleitoral, tem seguido a cartilha de construção via diálogo com o eleitor. Sua perspectiva de desempenho eleitoral é uma incógnita, mas não pode ser considerado "carta fora do baralho"! Makrisi já foi vereador e sabe transitar bem nas comunidades da periferia e distritos da cidade.


O vice prefeito e pre candidato Bebeto Galvão do PSB tem como estratégia catapulta sua pré campanha aliando a atuação política nos campo sindicais potencializando via seu cabedal político nas esferas superiores. Seu maior obstáculo atual, é se desvencilhar da suspeita de que deverá ser vice e não prefeiturável.


O pré candidato vereador Augustão do PDT segue sua cartilha se apresentando como fervoroso opositor e apontando ser, o  que fará diferença,  como narrativa tática ao atento eleitorado ilheense. 


A pré candidata Adélia Pinheiro do PT, se apresenta no bojo do governismo estadual e federal buscando se apresentar ao eleitor como quem será o elo das políticas públicas do governo Lula e Jerônimo,  em Ilhéus.


O pré candidato Valderico Reis Júnior do União Brasil, tem se apresentado ao eleitorado ilheense, como único protagonista da nova política e tem se esforçado para se desassociar do estigma negativo que relembra o governo exercido por seu pai, Vaderico Reis.


O pré candidato ex prefeito Jabes Ribeiro do Progressista, roda a cidade tentando seduzir o eleitorado, numa construção entre lembrar de suas realizações em 40 anos de vida pública e apontar descaminhos da atual gestão.


Enfim, que venha os festejos juninos! Viva São João! Ficaremos aqui, atento a cada movimento na política eleitoral Ilheense. Por Jerberson Josué.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem